quarta-feira, 31 de março de 2010

Lista Preferencial

Felipe Lopes



O jovem central do Nacional apresenta-se como um jogador de elevado requinte. Um defesa com classe, muito ao estilo de Ricardo Carvalho. O brasileiro há muito que tem dado nas vistas na Madeira, mas pelo mais estranho que pareça só os olheiros do campeonato italiano têm reparado nele. Até já a Roma seguiu Felipe Lopes.
Olhando para os defesas centrais do nosso campeonato vejo uma qualidade acima da média relativamente a anos anteriores. Nos grandes, todos parecem estar bem servidos, aliás como nunca o tiveram. À excepção do Sporting, onde falta um parceiro à altura para o potencial enorme de Carriço. Nos clubes pequenos vemos jogadores para a posição central da defesa também com muita qualidade, até para ingressar num grande. Veja-se o caso de Diego Ângelo, do próprio F. Lopes, de Fábio Faria, de Lazaretti, menciono só centrais com potencial. Mas maduros também o há!
Também podemos olhar para o passado recente, Sereno já joga em Espanha, e até num passado mais longínquo, Geromel... O brasileiro ex-Guimarães parece não ter servido para os clubes portugueses. Mas ao fim de um ano a jogar na Alemanha já servia para o poderoso Bayern, que o segue atentamente há algum tempo. Notícias recentes também o ligam ao Sporting, que certamente irá gastar mais dinheiro hoje, do que há dois anos quando ele cá jogava. Ou seja, parece que estes jogadores quando actuam em clubes médios portugueses não têm valor. Só ganham esse valor quando provam algo no estrangeiro, mas depois aí já vão custar o triplo! É a politica dos nossos clubes grandes...
Felipe Lopes insere-se neste exemplo anterior. Tenho até um amigo meu que gosta muito de "implicar" com o valor deste jogador. Eu penso que seja por ele só ver os resumos, e às vezes, diga-se a verdade, o brasileiro tem algumas desconcentrações próprias da idade. Mas observar o talento do central é muito mais que ver os resumos dos seus "enterranços". Pois enterrar até David Luiz é especialista nisso, ou mesmo D.Ângelo. São jogadores novos que só lhes falta amadurecer, pois a qualidade está toda lá, cada um à sua medida, como é lógico, sem estar aqui a querer comparar jogadores. Sem uma oportunidade nunca vão poder amadurecer, nem mostrar o seu futebol e consequentemente aproveitar o seu potencial. Todos estes jovens centrais que falei tinham lugar no plantel do Sporting, por exemplo. Contudo parece que todos só irão ficar satisfeitos quando os seus passes tiverem a ser inflaccionados noutro campeonato que não o nosso. No Italiano por exemplo, não fosse enorme a lista de clubes seguidores do jovem no país transalpino. É que Felipe Lopes tem a estampa física e faz lembrar os refinados centrais italianos dos anos 80/90.

João Vasco Nunes

Sem comentários: