segunda-feira, 15 de março de 2010

Canto Curto

É dos carecas que ele gosta menos...

Depois dos últimos jogos de Portugal, mais nomeadamente depois da última convocatória do Prof. Queiroz, ficamos todos a saber que o seleccionador nacional não "vai muito à bola" com carecas. Pelo menos deve ser essa a razão para a não convocação de um dos melhores centrais portugueses da actualidade. Se a razão disso não for a inversão deste famoso ditado português, então o professor de certeza que não segue com atenção a La Liga, nem sequer deve saber quem é o 5º classificado da Liga BBVA, que na semana passada até era 4º. Falo de Nunes, central do Maiorca. O ex-Braga passa por um grande momento de forma, à excepção da última jornada em que foi expulso. Para além de não se compreender porque Nunes nunca foi chamado, também não se percebe quando para esse lugar são chamados Tonel, Rolando, Ricardo Costa, etc... Sei que o central do Sporting está em bom momento, que Rolando já o teve e é regular, mas Nunes parece-me uns níveis acima deste dois, por exemplo. Nem que seja apenas por jogar numa liga de maior valor que a portuguesa. Se estivessemos a falar da chamada de Meira para o seu lugar, ou até mesmo Daniel Carriço, ainda se compreendia, mas penso que nada justifica o facto de Nunes nunca ter sido chamada à selecção das Quinas.
Mas não é a única situação que não compreendo na selecção, pois penso que já cansa algumas declarações do senhor Deco. Pela terceira vez nos últimos meses, o luso-brasileiro conseguiu demonstrar que para além de não ter esperança na campanha lusa no Mundial, parece ter mais vontade de actuar pelo Brasil do que por Portugal. Não fosse só isso suficiente para achar que ele não deveria fazer parte do lote de 23 que vão ao Mundial, eu aponto ainda algumas razões desportivas. Deco mal jogou esta época. Passou mais tempo na "prateleira" que no relvado (contando com treinos). Eu não queria entrar nesta questão dos naturalizados e não-naturalizados, mas Deco, quanto a mim, não é merecedor da convocatória final, até pela carga negativa que tem demonstrado. Como podemos levar um jogador para uma "batalha" em que ele próprio não acredita nas suas "tropas"?
Ainda aponto mais duas razões desportivas, a primeira indiscutível, outra nem tanto. A primeira razão chama-se Ruben Micael, penso que está altura de Deco e tem que ser ele o titular da selecção. Fisicamente nem os podemos comparar! A segunda razão chama-se Nuno Assis. Pela época que tem feito, pelo momento que atravessa, acho merecedor de uma oportunidade. Isto tudo porque uma selecção deveria ser composta pelos que se apresentam em melhor forma, porque senão voltamos ao tempo da "equipa de Scolari", Sr.º Queiroz...

João Vasco Nunes

Sem comentários: