quinta-feira, 25 de março de 2010

Palestra

Decisivo, claro!

Nesta jornada não se poderão fazer «ouvidos de mercador» quanto ao carácter decisivo do Benfica - Braga que se irá disputar este sábado. Tal como na longíqua época de 93/94 o país paraou para ver Sporting e Benfica defrontarem-se no antigo José de Alvalade, também para decidir o título, tal como em grande parte das temporadas. O futebol é isto mesmo. É destes jogos que a modalidade vive, é destes jogos que se fazem campeões.
Clara vantagem para o Benfica que entra nesta partida com 2 de 3 resultados que lhe podem ser favoráveis. Refiro-me à vitória que deixa o líder com 6 pontos de vantagem em relação ao Braga, ou empate que apesar de não trazer ainda mais vantagem pontual acaba por servir para manter a diferença e anular uma jornada, ficando a faltar apenas 6 jogos, no máximo, para a conquista do tão ansiado título. Por outro lado a vitória do Braga coloca em xeque a época encarnada, pois o Braga irá passar para a frente, com vantagem no confronto directo e com uma motivação única para o que ainda falta desta Liga Sagres.
O jogo não se irá decidir em pormenores tácticos, bem pelo contrário, numa fase tão decisiva do campeonato a impetuosidade do coração é mais forte que a força mental e táctica.
Acredito num jogo espectacular e na criatividade dos profissionais da bola para decidir o encontro. E nesse aspecto o Benfica está mais forte, basta pensarmos que Dí Maria, Coentrão, Aimar, Martins, Cardozo, ou Saviola (em dúvida) têm capacidade para,sozinhos, decidir a partida, ao contrário do Braga que vale pelo conjunto e não pelo pontencial individual. 3-0 e título na Luz.
O Porto defronta o último da tabela, Belenenses, mas com a memória de muitas dificuldades na deslocação a esta casa, baste retrocedermos um mês para revêr a enorme dificuldade que o dragão teve para derrotar o Belenenses da Taça de Portugal. Acredito num Belenenses motivado pela vitória à Olhanense e um Porto apático, mesmo depois da vitória na 1ª mão da meia-final da Taça. 1-0 e o adeus à Liga dos Campeões.
No Sporting anda tudo de pernas para o ar, basta ver o «caso Izmailov» para perceer que Costinha está-se já a tornar em mais um «flop» do futebol leonino. Quando um jogador leva «alegadamente» injecções no joelho para jogar, como é que podem os directores do Sporting querer que esse jogador ponha à frente do seu estado físico o clube? Não estamos a falar de dores musculares, cansaço físico, estamos a falar do joelho,talvez dos locais mais sensíveis do corpo,adiante... frente ao Marítimo Carvalhal vai querer mostrar o seu valor, não a Bettencourt, mas sim a Carlos Pereira, presidente que o despediu da equipa insular, no entanto não será pêra doce, este Marítimo. 0-1

Simão Santana

Sem comentários: