sexta-feira, 12 de março de 2010

Futebol de Gabinete

Quanto custa um campeonato?

Durante a semana passada foram divulgados à Comissão de Valores das empresas cotadas os resultados referentes a 31/12/2009, o período correspondente ao fim do 1º semestre para os clubes de futebol cotados em bolsa: Porto, Sporting e Benfica. Hoje vamos analisar o panorama e ver as grandes diferenças relativamente ao período homólogo.

Futebol Clube do Porto

Continua a ser o clube português com mais proveitos. O mais surpreendente é que, apesar de ser o clube que vendeu mais jogadores (ou pelo menos aquele que fez mais receita com as vendas), continua a ser o clube que recolhe mais receita operacional, significando isso que apesar da perda evidente da competitividade do plantel, a receita de bilheteira + direitos televisivos + merchandising não sofreram grandes alterações (nalguns casos até cresceram essas receitas). O baixo passivo e os elevados proveitos, com e sem receitas da venda de jogadores, continuam a fazer do clube o grande exemplo do futebol português.











Sporting Clube de Portugal


É o clube, direi, mais modesto dos três grandes. É o que tem menores receitas operacionais e também não encaixou verbas com vendas de jogadores. Relativamente aos indicadores de dívida, está numa posição financeira semelhante à do FCP, nunca esquecendo que, ao contrário do clube do norte, não apresenta um plantel competitivo. Um excelente treinador para o actual plantel poderia ser um grande passo para o clube de Lisboa.

Sport Lisboa e Benfica

Surpreendentemente para muitos, até Dezembro do ano passado (pelo menos), o Benfica teve menos proveitos que o FCP, mesmo apesar de tantos golos marcados e do futebol atacante e atractivo que pratica actualmente. É certo que a participação do FCP na Liga dos Campeões contribui para a ascensão dessas receitas mas, mesmo assim, esperava uma maior aproximação do Benfica. Mas é no exponenciar do endividamento que está o grande desafio para o futuro do clube. Em juros por ano à banca, o Benfica já paga o triplo que pagam FCP e Sporting e, ao nível do passivo, já ascende a quase 350 milhões de euros, contrastando com os 150 milhões contabilizados por Porto e Sporting. Apesar da dívida do FCP ser quase toda a menos de 1 ano, as responsabilidades que o Benfica tem a assumir no final do presente ano são, todavia, duas vezes superiores às que o FCP tem de suportar no mesmo período.

Situação financeira – Passivo

Nos relatórios apresentados pelos clubes, destacamos um grande endividamento do Benfica em relação ao ano passado. Neste caso, de longe o mais grave, o crescimento da dívida permanente arrastou o crescimento da dívida de curto prazo (como verificamos no gráfico) e perante o facto, quase certo, do Benfica apresentar resultados consolidados negativos no final desta época, as receitas que irão pagar este passivo a menos de 1 ano só poderão advir de duas formas: mais empréstimos na banca (não a solução mais desejável já que assim o passivo imediato era liquidado, mas o passivo a longo prazo iria crescer, hipotecando os orçamentos futuros), ou a venda de jogadores/património. A situação é grave e perante a exigência dos credores para que o Benfica cumpra as suas obrigações, o clube, como não terá lucros, terá de optar pelas tais receitas extraordinárias atrás mencionadas.

Benfica campeão, ou não, mentalizem-se os benfiquistas: a equipa para o ano não será a mesma. Além do mais, o clube vê-se obrigado a fazer receita nos próximos anos para pagar o crescente endividamento que tem apresentado actualmente e, se essa receita não vier dos resultados desportivos dos próximos anos, virá então da venda interminável de activos (património e jogadores).













Nota: este texto é dedicado ao meu amigo e ex-colega Hugo Pereira que venceu, recentemente, a eleição para presidente da AIESEC, a maior organização mundial presente em 110 países do mundo e gerida exclusivamente por estudantes e recém-licenciados. Um grande abraço.

Jorge Manuel Honório, Finance analyst

1 comentário:

Hugo São Bento Pereira disse...

Hey,

Bom artigo!
Obrigado pela nota ;)

Ve la que encontrei casualmente pelo google.

Espero que esteja tudo bem!

Obrigado,

Hugo