domingo, 7 de novembro de 2010

Manuel Machado: «Ninguém paga 200 euros para ir ver o Marco Paulo»


Não é por acaso que o V. Guimarães está em 3.º lugar. Manuel Machado é um treinador de ideias fixas e não se inibe de passar das palavras aos atos. Por isso, Alvalade que se prepare para receber um adversário totalmente atrevido. “Tenho falado do padrão defensivo de muitas equipas. Não ajudam o espetáculo, é mais um fator que afasta público dos estádios. Acho que assim não vamos a lado nenhum e estão a matar o negócio. Ninguém paga 200 euros para ir ver o Marco Paulo...”, ironiza o professor, antes de ser mais direto: “Só os bons espetáculos puxam público. Por uma questão de coerência, vamos fazer outra coisa, não vamos jogar com linhas baixas, nem procurar o ‘golito’ porque não queremos correr o risco de sofrer o empate perto dos 90 minutos, como já aconteceu a uma ou outra equipa em Alvalade. Vamos para dividir o jogo e trazer os 3 pontos.”

Manuel Machado não se acanha e antes de analisar a equipa do Sporting tece comentários sobre alguns colegas de profissão: “Não é possível um entendimento para se deixar de jogar à defesa. Todos sabem muito... Não se sentam à mesa, e mesmo que se sentassem não ia sair de lá nada. Defendo uma nova filosofia, de jogar no campo todo, criar mais oportunidades e marcar golos, mas há uma cultura enraizada há 30 ou 40 anos e não vai ser fácil alterá-la.”

Grande... ou talvez não
Quem terá, obrigatoriamente, de pensar de forma diferente é André Villas-Boas e Jorge Jesus, treinadores de FC Porto e Benfica que esta temporada já escorregaram em Guimarães. Os vitorianos medem amanhã forças contra o outro grande, desta vez fora de casa. Manuel Machado volta a não se encolher.

“Vão estar em campo duas equipas com diferentes dimensões, mas com rendimento igual até ao momento de fechar o primeiro terço do campeonato. Existe o fator casa para um dos lados; no entanto, adivinho e espero que o equilíbrio seja permanente. O que pode definir o vencedor são pequenos detalhes, como a concentração, e esperamos que desta vez possa cair para o nosso lado”, refere, finalizando a ideia: “Não ponho em causa o historial nem a grandeza de dirigentes, técnicos ou jogadores, mas nos últimos anos o Sporting perdeu elã para o FC Porto e o Benfica. E esta época ainda não fez mais nada do que nós...” A matemática defende o treinador: ambas as equipas têm 15 pontos, estando, no entanto, o emblema da Cidade Berço melhor posicionado na tabela.

Falsa questão
A verdade é que Paulo Sérgio tem tido mais jogos. Ainda na quinta-feira houve desafio europeu. O seu sucessor no V. Guimarães nem quer ouvir falar do Gent: “Qualquer agente que esteja com um mínimo de atenção sabe que a equipa não vai ser a mesma. O Rui Patrício não foi utilizado, o Abel e o Evaldo sim e daí para a frente pouco ou nada se deve manter. Os centrais foram poupados, o Maniche também, o Postiga... A questão do cansaço tem pouca sustentação e nem deve ser posta. A rotatividade foi quase total.”


Fonte: Record

Sem comentários: