sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Palestra

Clássico decisivo!

O clássico que pode ser decisivo, ou não, disputa-se já este Domingo. Entrego todo o favoritismo para a equipa de AVB, já venceram para a Super-Taça em Aveiro a equipa de JJ e estão exibir um claro melhor futebol. O Porto tem um meio-campo mais forte, uma defesa mais fraca, mas um ataque ao nível do Benfica. Muitas vezes se diz que é no meio-campo que se vencem os jogos e penso que aí o dragão tem toda a vantagem, Belluschi, João Moutinho e Fernando constroem uma das mais fortes muralhas a nível interno e mesmo em termos Europeus.
O Benfica por seu turno necessita claramente de amadurecer a equipa, os jogadores são praticamente os mesmos, mas as alas foram modificadas, locais que para a equipa da Luz são de crucial importância no apoio à dupla avançada. Gaitán já devia ter chegado no mínimo em Janeiro do presente ano tal como Jara, por outro lado a saída de Urreta (que tanto ajudou na batalha da Luz com o Porto em Dezembro do ano transacto) foi um erro por parte de Jesus. Por outro lado temos visto um Kardec em crescendo na equipa, o que pode desequilibrar, o avançado encontra-se cada vez mais adaptado ao jogo ofensivo dos seus colegas, o que não acontece com Saviola que ainda não se encontrou com Kardec e mostra-se cada vez menos enquadrado com o brasileiro do Benfica.
Análises à parte, o Porto é favorito, está em primeiro e tem tudo para vencer em casa, mas, porque há sempre um mas, o Benfica é campeão nacional tem um título para vencer e sabe que a derrota deita tudo a perder, nestes jogos normalmente aparecem jogadores que andam esquecidos ou que não se encontram consigo mesmo, pode esse Benfica da época passada ressuscitar e fazer valer o título, pode este Benfica estar magoado no orgulho pelo que aconteceu em Maio último e querer mostrar o porquê de ter o símbolo de campeão no braço.
Jogo emocionante!
O Sporting depois da vitória em Leira voltou a desiludir frente ao Gent, Paulo Sérgio não soube ou não tem como gerir o plantel, agora na recepção ao Vitória minhoto a obrigatoriedade é de vencer até porque Porto ou Benfica ou até mesmo os dois vão perder pontos. Talvez Paulo Sérgio tenho feito descansar os jogadores para puderem estar prontos para o jogo de Segunda-feira. Vai ser uma partida equilibrada, bastante, mas os leões a jogarem em casa têm a obrigação de fazer valer o estatuto por muito que o relvado não seja o melhor.

Simão Santana

Sem comentários: