domingo, 14 de novembro de 2010

Villas Boas sem meia equipa


Onze de gala rachado ao meio. Fernando também lesionado, Moutinho castigado, Maicon em cuidados e Sapunaru não convocado. Walter estava mesmo à espera de um jogo destes...

O FC Porto começa a pagar a factura de um estimulante e arrasador início de temporada: entre lesões e castigos (e talvez um toque de gestão...), meia equipa salta fora esta noite, com destaque para a aterragem forçada do segundo melhor marcador, Falcao, que não recuperou totalmente de uma lesão contraída no clássico com o Benfica, onde bisou e ascendeu à condição de terceiro goleador do ano 2010, com 36 tiros acumulados, logo atrás de Messi (Barcelona, 48) e Luís Suarez (Ajax, 38).

É a primeira vez, esta época, que Falcao se vê excluído de um jogo do campeonato, que o FC Porto comanda folgadamente. Até agora, foi sempre o farol atacante nas competições de referência para Villas Boas (Liga Zon Sagres e Liga Europa), numa envolvente linha atacante com Hulk e Varela, trio responsável por 22 dos 25 golos do FC Porto no campeonato!

A excelência e produtividade desse trio apenas tinha sido afectada quando Hulk teve que se ausentar inesperadamente por problemas familiares, falhando o jogo de Genk e a jornada 2, com o Beira-Mar. Esta será, pois, apenas a segunda vez que a fórmula mortífera do golo sofre alterações (sempre forçadas), abrindo-se espaço ao desesperado Walter, inapelavelmente secundarizado pela insuperável capacidade goleadora de “El Tigre2.
Walter, difícil de dominar na sua ansiedade característica dos 20 anos, saudavelmente descontente com a subalternidade, terá a segunda oportunidade a titular: estreia celebrada com três golos de rajada, na Taça de Portugal, proeza que não deixará de dominar o cenário de antestreia a titular... na Liga.

Não é só o ataque a sofrer consequências já mais visíveis do primeiro grande acumulado competitivo: a defesa recupera Maicon, que acabou por ser convocado, mas a semana toda ao pé coxinho deve significar a ida preventiva para o banco, subindo Otamendi ao onze, antes de viajar para o apetecível Argentina-Brasil; Sapunaru, que também vai de viagem para jogo de selecção, foi riscado da lista, aqui mais claramente manobra regular de gestão.

Ao meio, é a maior revolução no onze: Fernando ainda sem condições de competir, e Moutinho a atingir os cinco cartões amarelos. Como pelo meio do calendário há um jogo da Taça de Portugal, é provável que apenas em Alvalade (dia 28) se volte a juntar o onze que tem aterrorizado em Portugal e na Europa. Desse onze destravado, Sapunaru, Maicon, Fernando, Moutinho e Falcao estão fora de jogo. Meia equipa...

Fonte: A Bola

Sem comentários: