quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Golão de Mariano coloca Porto na final da Carlsberg Cup

Num jogo muito disputado o golo do Argentino apareceu já perto do fim do jogo e junta Porto e Benfica numa final inédita



Um grande golo de Mariano (81m) valeu ao FC Porto a vitória sobre a Académica e consequente apuramento para a final da Taça da Liga, onde irá defrontar o Benfica.

Encontro disputado a ritmo elevado, com oportunidades de parte a parte e com o FC Porto a bater-se com muitas dificuldades, tanto para passar o sector defensivo como para parar as investidas ofensivas da Académica, que se apresentou com um «espírito guerreiro» no Dragão.

Primeira parte marcada pelo golo invalidado ao FC Porto, aos 13 minutos, com a equipa de arbitragem a considerar fora-de-jogo de Bruno Alves, que apareceu nas costas da defesa a cabecear para o fundo das redes da baliza da Academia na sequência de um livre batido por Valeri. O capitão dos azuis e brancos pareceu sair de posição de regular.

Foi, porém, a Académica a primeira equipa a criar perigo com João Ribeiro (7m) a assustar Nuno com um remate forte de fora da área que passou a milímetros do poste esquerdo da baliza portista. O guardião do FC Porto teve de se aplicar para desviar o remate de Emídio Rafael (37m) que levava o selo de golo. Sougou (16m) e Diogo Gomes (33m) também levaram o perigo à baliza de Nuno.

Foram dos pés de Mariano (41 e 45m) que sairam os remates mais “venenosos” da equipa orientada por Jesualdo Ferreira que lançou Varela no lugar de Belluschi para a segunda parte. O FC Porto entrou para o segundo tempo a todo o gás e, logo nos instantes iniciais, Valeri obrigou Ricardo a defesa com os punhos. Na recarga, Orlando Sá apareceu sem marcação na área da Académica mas disparou por cima.

Os estudantes conseguiram sacudir a pressão e Berger (52) e Vouho (53) desperdiçaram duas boas ocasiões para marcar. Na resposta, Varela (57) obrigou Ricardo a grande defesa. Pouco depois, Orlando Sá atirou à figura do guardião dos estudantes quando estava em boa posição para marcar.

Foi na classe de Mariano que o FC Porto encontrou o caminho para o golo. Remate forte e colocado do argentino que ainda embate no poste antes de entrar na baliza. Foi o fim das aspirações da Académica – uma boa exibição marcada pela ineficácia ofensiva -, que ainda tentou chegar, sem sucesso, à igualdade.

O FC Porto junta-se ao Benfica na final da Taça da Liga, marcada para 20 de Março, no Estádio do Algarve.

Recorde aqui os principais lances do encontro

Fonte: a Bola

Sem comentários: