quarta-feira, 3 de março de 2010

After Hours

A jornada 21 começou na sexta-feira, com o duelo entre Leiria e Guimarães, duas equipas que ainda almejam chegar ao 4º lugar da liga. E foram os visitantes a confirmar esse objectivo, vencendo por uma bola a zero, num bom jogo, repartido e com várias ocasiões de golo de parte a parte. Apesar do resultado não poder ser considerado escandaloso,a verdade é que o empate talvez fosse o mais justo.
No sábado mais 3 jogos. Primeiro a Naval recebeu e bateu o Marítimo por 2-1, alcançando uma margem pontual confortável para garantir, praticamente desde já, a manutenção. O jogo foi vivo e com oportunidades de ambas as partes, mas a vitória dos navalistas não merece contestação.
Depois entrou em campo o Braga, na ressaca da goleada sofrida no Dragão. Os bracarenses receberam o Olhanense e, apesar de estarem em desvantagem, acabaram por vencer por 3-1, cimentando a sua posição na luta pelo título e fazendo esquecer o "terramoto" do Dragão.
O último jogo do dia envolveu o líder Benfica, que se deslocou a Matosinhos para defrontar o Leixões. Jogo de sentido único, onde as águias dominaram totalmente, acabando por alcançar mais uma goleada: 4-0 foi o resultado final, numa grande exibição dos encarnados.
No domingo a jornada prosseguiu, com o Paços de Ferreira - Setúbal, um jogo electrizante e com 8(!) golos. O resultado final foi de 5-3 para os da casa, num jogo fantástico, onde se pode dizer que ambas as equipas mereciam os 3 pontos.
À mesma hora a Académica recebeu o Rio Ave, num jogo morno e onde as equipas tentaram mais não perder que alcançar a vitória. No entanto, os 3 pontos sorriram aos visitantes, que conseguiram um importante triunfo por 1-0.
À noite chegou o jogo grande da jornada: o Sporting recebia o Porto, no Alvalade XXI.
E o que se viu foi um autêntico espectáculo leonino, que venceu e convenceu, esmagando por completo os dragões. O resultado de 3-0 não deixa qualquer dúvida quanto à justiça da vitória dos leões, que deixaram os azuis e brancos, muito provavelmente, fora da luta pelo título.
A jornada fechou apenas na terça-feira, pois o Nacional - Belenenses foi adiado (era para se realizar na segunda) devido ao mau tempo. Neste jogo, os da casa dominaram quase por completo, vencendo por 1-0. Mais um jogo onde as fragilidades da equipa de Belém ficaram bem expostas e a sua "candidatura" à Liga Vitalis confirmada.
Esta semana temos 4 "Belas": Paulo Sérgio, que pegou num Guimarães em queda e já o colocou na 5ª posição, a lutar com o Sporting pelo lugar logo acima, fazendo um grande trabalho; Di María, que deu um recital de futebol em Matosinhos, marcando por 3 vezes e dando espectáculo; Paços de Ferreira, pelo soberbo campeonato que está a realizar, estando em 6º lugar e a sonhar (legitimamente) com a Europa; e Carlos Carvalhal, que conseguiu montar um Sporting que vulgarizou por completo o tetracampeão nacional, fazendo esquecer a péssima época que o leão está a realizar.
Já os "Monstros" são 2: o Leixões, que a jogar como está arrisca-se a fazer a viagem para a divisão inferior; e Jesualdo Ferreira, que não soube como reagir no clássico como Sporting, vendo a sua equipa ser completamente vulgarizada e, quem sabe, ter dito o adeus definitivo ao título.

Vitor Madeira

Sem comentários: