quarta-feira, 3 de março de 2010

Expert da Bola

Finalmente o Expert da Bola volta ao activo. Desta vez o vencedor do desafio difícil da semana transacta "encheu-se de coragem" e presenteia-nos com este artigo. Em boa hora regressou esta rubrica, esta semana com a participação de Nuno Domingos, mais conhecido por Marburg...

Os opinadores de praça pública

Vou confessar que não estava com grande inspiração para escrever este artigo e não sabia sobre o que escrever, ao início tinha pensado em falar sobre os campeonatos amadores mas com os últimos artigos de opinião que li, decidi-me sobre isto.

Hoje em dia é moda nos vários jornais desportivos ou locais de transmissão de informação (blogs) nos dar de cara com jornalistas, adeptos, ex-dirigentes a fazer artigos de opinião onde discutem a actualidade de determinado clube, jogador, discutem tudo e no entanto por vezes chegamos ao fim do artigo e não disseram nada.

Segundo eles, as equipas de que falam são as melhores do mundo ou naturalmente se não podem ser as melhores são as piores. No aspecto de vista dos opinadores as equipas só podem ter "VVVV" não podem ter nem empates nem derrotas pois caem logo do pedestal no qual estão e ficam a saber que estavam num pedestal de lata e não num de ouro.

Ora, aqui vai começar a minha opinião acerca dos opinadores que muitos deles sendo jornalistas de profissão e, para piorar muitos deles dedicaram-se de alma e coração ao desporto não podem ser tão radicais nos seus artigos de opinião. É que 90% dos artigos que se lê falta-lhes tudo, são artigos que constatam o óbvio.

Penso que um artigo destes devia de deixar espaço para o debate por parte dos adeptos do desporto rei, deixar-nos a pensar será mesmo assim ou haverá outras razões para tal ter acontecido?

Penso que ninguém gosta de chegar a um artigo destes e ver apenas e só a "verdade" do jornalista, se bem que por vezes lemos estes artigos e pensamos que são escritos para criar conflitos entre os adeptos dos diversos clubes, são discursos inflamatórios que pretendem que exista confusão e mau ambiente entre as instituições e adeptos.

No fim de tudo, um artigo opinião nunca vai passar disso mesmo, mas já li artigos de humor como os do Ricardo Araújo Pereira ou do Zé Diogo Quintela mais abertos e com menos facciosismo do que por vezes os que se lê dos jornalistas profissionais.

Com isto tudo, escrevi sobre tudo e no entanto sobre nada. Gostava de "ouvir" as vossas opiniões sobre estes casos e se conseguirem que me mudem a opinião que tenho sobre isto. Gosto de ler o blog porque aqui ainda se tenta despir as camisolas dos clubes e tentam ser imparciais, é assim que um jornalista tem de ser, e se eu for exemplo para alguém, sejam sempre imparciais só assim serão bons profissionais e não sigam os maus exemplos que todos os dias escrevem nos diversos jornais desportivos.

Nuno Domingos

Sem comentários: