sexta-feira, 12 de março de 2010

Palestra

Jesualdo a soro!

Depois da goleada sofrida em Londres o jogo em Coimbra diante a Académica tem vital importância nas aspirações, não do Porto, pois este já nada ou quase nada poderá fazer se não manter o 3º lugar, mas sim para o Professor Jesualdo Ferreira que tem neste encontro que fazer render o peixe e mostrar que é realmente capaz de manter a equipa digna até ao final do campeonato. Poderão os críticos dizer que o Professor levou sempre o Porto aos Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões que ganhou 3 campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, concordo, mas na verdade o Porto nunca jogou realmente “à bola” como se costuma dizer na gíria, nunca se viu o Porto espectacular, a deslumbrar a plateia nem a conseguir impor lá fora na Europa aquilo que era no campeonato. Isto porque tanto Benfica como Sporting ou mesmo e porque não, o Braga, se exibiam a um nível medíocre. O Porto tem portanto uma missão de honra a cumprir em Coimbra, mas que no fim não saberá muito mais do que a pouco.
Já o Benfica vai passando obstáculo a obstáculo cada «final» na luta pelo título, o jogo diante o Nacional pode ser a rampa de lançamento para o que virá a acontecer daqui a 15 dias quando os arsenalistas visitarem a Luz, no mais que esperado «Jogo do Título». Acredito nas potencialidades do Benfica para levar de vencida o Nacional e não acredito em desculpas como cansaço, pois vimos equipas como o Manchester United a vencer no mesmo ano duas competições internas e ainda a Liga milionária e de certeza que aqueles jogadores são tão humanos como os que temos por cá, obrigação encarnada contra os insulares sem imagem, já que a ausência de Manuel Machado acabou por transfigurar a equipa que se encontra agora perdida entre o «ser e não ser».
O Braga recebe a equipa que na primeira volta lhe acabou por tirar os primeiros pontos, o Rio Ave já sem João Tomás, mas com outros valores capazes de o substituírem vai ao Minho jogar para os três pontos para puder acalentar esperanças no sonho europeu. Um jogo renhido e onde se pode antever Um Braga nervoso, tenso após a assumida candidatura ao título, aponto para um empate, resultado que pode deixar Domingos sem paciência na luta pelo campeonato nacional.
Para finalizar dizer ainda que o Sporting tem nesta jornada um jogo muito importante, pois ao vencer a equipa de Paulo Sérgio, que vem a fazer uma óptima campanha refira-se, poderá garantir o quarto lugar e o descanso numa época para nunca mais relembrar. Carvalhal tem aqui um dos seus últimos suspiros para provar que é o homem certo, no lugar certo.

Simão Santana

Sem comentários: