quinta-feira, 11 de março de 2010

Zahovic. "Fui ter com o Álvaro porque nos tínhamos chateado"

O Benfica-Marselha não é só o de Vata. Também é o do festejo de Za na pré-época de 2004. "Tinha entrado duro num treino", diz Álvaro.



Não há como fugir: os Benfica-Marselha serão sempre os de 1990, o do golo de Lima no Velódrome e o da mão de Vata e o do árbitro que não a viu na Luz; o da alegria encarnada e o da azia marselhesa. Em 121 anos de Marselha e 106 (ou 104?) de Benfica, os clubes só se encontraram oficialmente essas duas vezes; oficiosamente, jogaram outro, a 21 de Julho de 2004, num particular que o clube lisboeta venceu por 2-0 com um bis de Zlatko Zahovic. "Era um amigável de pré-época mas ganhar é sempre importante, ainda por cima ao Marselha", diz Zahovic, que se lembra bem dos golos. "O primeiro foi à entrada da área, um remate de pé esquerdo [o melhor dele] e deu um belo golo!", recorda o esloveno. O segundo... Bom, o segundo foi malandrice. "Marquei o livre rapidamente quando o árbitro apitou, enquanto a barreira se estava a orientar e pronto, lá entrou", brinca Zahovic, ao telefone a partir de Maribor. Mas para a história desse jogo fica também a celebração do antigo número 10 do Benfica, a correr para os braços de Álvaro Magalhães (adjunto de Trapattoni no ano do título), como que a pedir-lhe desculpa. "Tínhamos tido um problema nos treinos, nada de muito grave e aquela foi a forma que encontrei para pormos um ponto final." Perante a insistência da pergunta "o que aconteceu?", Zahovic não se descose. É Álvaro quem dá a mão, directamente de Angola, com a muleta de sempre na ponta da língua: a gargalhada sonora. "Ah ah ah! Então não me lembro? Tínhamos tido uma discussão num jogo-treino. Eu tinha entrado um pouco duro e o Za [Zahovic], que não gostou, fez a mesma coisa. Aconteceu, pá! Ah ah. Se ele tinha mau feitio? Não, não... É verdade que veio a ser dispensado [último jogo foi a 12 de Dezembro de 2004, na derrota (4-1) em Belém] mas sempre foi bom profissional."

COMEÇAR BEM Nada na pré-época indiciava um fim daqueles para Zahovic. "Arranquei muito bem. Marquei três logo na preparação e ainda fiz outro ao Anderlecht (10 de Agosto de 2004, 1-0 na pré-eliminatória da Champions]. Mas enfim, são coisas que acontecem." Sem "vontade de entrar em polémicas", Za, que os ex-colegas dizem ter um "feitio especial", sublinha que teve razão na hora da despedida. "Disse que ia voltar para receber a faixa de campeão. E não me enganei, pois não?" E há prognósticos para este ano? "A coisa está bem lançada."

Fonte: I

1 comentário:

Anónimo disse...

Só uma pergunta... O Sporting não jogou??? VÃo para o crlh! Inchem!!! OLIMPYQUE DE MARSEILLE!!!