quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

After Hours

O Campeonato voltou, depois de mais uma paragem de duas semanas. A jornada 11 chegou e abriu na sexta-feira, com o Olhanense - Guimarães. O jogo terminou com vitória por duas bolas a zero, favorável aos forasteiros, que controlaram o jogo de princípio ao fim, desperdiçando ainda uma grande penalidade. Bom joga da equipa de Paulo Sérgio e mais uma exibição desgarrada da turma de Olhão.
No sábado dois jogos. À tarde realizou-se o Nacional - Naval, que terminou empatado a uma bola. Apesar de ter sido um jogo globalmente equilibrado, a verdade é que os comandados de Augusto Inácio tiveram um pouco mais de ascendente na partida, sofrendo o golo da igualdade apenas nos descontos da partida.
À noite chegou o grande jogo da jornada: o derby entre Sporting e Benfica. Jogo muito equilibrado, onde o Sporting entrou melhor na 1ª parte e o Benfica na 2ª. Poucas oportunidades de golo de parte a parte, sendo a cautela e o equilíbro a nota dominante na partida. No entanto, analisando o jogo globalmente, é justo dizer que, a haver um vencedor, teriam de ser os pupilos de Carlos Carvalhal que tiveram o domínio do jogo em mais períodos que os encarnados.
A ronda prosseguiu no domingo, com 4 partidas a serem disputadas. Primeiro a Académica recebeu e goleou o Setúbal por 3-0, num jogo onde realizou uma excelente exibição. Já a equipa do Bonfim continua a demonstrar que talvez não tenha equipa para este Campeonato.
À mesma hora o Paços de Ferreira recebia o Leixões, num jogo que terminou empatado a uma bola e onde o equilíbrio foi constante, apesar de alguma soberania em alguns momentos do jogo da equipa da casa.
Seguiu-se o Belenenses - Marítimo. O jogo do Restelo pode ser dissecado em duas partes diferentes: na 1ª o Belenenses dominou e marcou dois golos; na 2ª, que começou com o primeiro golo dos insulares, os visitantes acordaram e controlaram as operações. Resultado final de 2-2 a premiar um bom jogo de futebol.
Para fechar o dia, o outro grande, o Porto, recebeu e venceu o Rio Ave por 2-1. Jogo com pouca garra e esclarecimento dos dragões, que apenas chegaram à vitória ao minuto 82, numa exibição globalmente pobre. Bom jogo dos de Vila do Conde, que não mereciam sair do Dragão derrotados.
Por fim, na segunda-feira, o Braga recebeu o Leiria. Este jogo marcou o regresso dos arsenalistas à liderança isolada da Liga, pois venceram os leirienses por 2-0. Vitória justa, a mostrar que o Braga poderá ter equipa para discutir a prova até ao final.
Esta semana temos duas "Belas": Miguel Veloso e Quim. A razão é simples: o lance espectacular que protagonizaram no derby, um dos momentos mais emocionates da Liga até agora.
Curiosamente, os "Monstros" também são dois: Jorge Costa, pois o Olhanenses continua a afundar-se e o treinador não consegue arranjar uma solução para esta crise de resultados, e o Setúbal, que de má exibição em má exibição vai mostrando não ter futebol para a 1ª Liga Portuguesa.


Vitor Madeira

1 comentário:

Mário disse...

O Rio Ave não merecia sair do dragão derrotado?
Se calhar eu vi um jogo diferente, um jogo repetido ou assim...
Dominamos o jogo do princípio ao fim! O Rio Ave jogou bem, mas não merecia o empate!