quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Palestra

Dois derbys, Porritt, Castro Santos e... uma palavrinha ao Sporting

Não se advinha fácil a jornada que aí vem para nenhum dos três candidatos (escuso-me dizer quem são eles pois penso já ser do conhecimento de todos que do Sporting não se trata). O Benfica com o derby recebendo o Belenenses que apesar de estar completamente no fosso, acaba sempre por ser um adversário a ter em conta, não só pela sua história, mas porque se trata exactamente de um derby. Mais uma vez o Benfica volta jogar contra um dos últimos classificados da liga, uma semana depois de ter deixado no Bonfim uma imagem tremendamente arrogante com um inexplicável empate que é a súmula de todo esse vedetismo que passou pelo tapete verde dos homens do Sado. No entanto Jesus e os seus pupilos trataram de emendar o erro rapidamente com uma goleada imposta ao eterno rival da segunda circular 3 dias depois.
Em termos tácticos o jogo será simples, o Benfica no seu habitual 4x4x2 losango, mas com um problema: Quem irá jogar? Tendo o Benfica Ramires, Carlos Martins e Aimar em perfeitas condições, a dúvida está claro entre Ramires e Martins já que Aimar deve ocupar a posição 10 e comandar todo o jogo ofensivo encarnado. E é sobre o lado mais à direita do meio-campo que se situa o problema. A minha aposta vai para Carlos Martins, isto porque, Ramires veio de uma lesão à pouco tempo, nota-se que lhe falta ritmo de jogo e não nos podemos esquecer que o internacional brasileiro já tem uma época e meia nas pernas pois já começou a competir em Janeiro de 2009 aquando dos campeonatos estaduais brasileiros. Do lado do Belenenses pode existir uma novidade sobre a extrema esquerda do ataque azul. Nathan Porritt é o mais recente reforço para a equipa de António Conceição o internacional inglês sub-17 e sub-18 rescindiu por mutuo acordo a ligação ao Midlesbrough e estará à experiência no Restelo até Domingo. Ora estar à experiência e não jogar parece um pouco estranho pelo que a entrada de Porritt nem que seja apenas na segunda parte,será um aliciante, nem que seja só «para inglês ver». O jogo de Sábado é para o Benfica de extrema importância, apesar de não deixar de ser angustiante isto porque mesmo em caso de vitória os encarnados ficaram dependentes do resultado que se avistará no Estádio Axa onde os arsenalistas defrontaram o Marítimo.
Estádio este (Axa) que deverá estar bem composto isto porque a direcção do Sporting Clube de Braga decidiu abrir as portas a todos os adeptos arsenalistas, ou seja nenhum adepto do Braga terá que pagar bilhete para assistir à partida, perspectivando portanto uma respeitável moldura humana na pedreira. A 30ª recepção aos insulares tem como favorito a equipa da casa que já venceu no seu terreno 16 vezes contra 4 derrotas e 9 empates o que deixa pouco a dizer sobre este jogo. No entanto o Marítimo de Van der Gaag mostra sempre grande ambição e a organização dos madeirenses pode ser uma pedra no sapato de Domingos Paciência que já teve grandes dificuldades em vencer no Caldeirão. Não esquecer que o Marítimo vem de duas vitórias consecutivas o que os eleva para níveis de confiança bem maiores na preparação deste encontro.
Mais um derby este na invicta, Leixões e Porto medem forças sábado à noite num encontro que promete. O Leixões com a tradicional chicotada psicológica fez sair José Mota para fazer entrar Castro Santos, o que irá, segundo a história, fazer render o peixe de Matosinhos frente aos dragões. Acredito plenamente que este poderá ser um jogo feliz para o Leixões mas sou antónimo quanto à possibilidade de se prolongar até ao final do campeonato. O Leixões deverá voltar ao 4x3x3 frente ao Porto. No entanto é ainda cedo para se falar em esquemas tácticos neste novo Leixões até porque as escolhas de Castro Santos no treino de ontem [Quarta-feira] fazem antever grandes mexidas pois nem Hugo Morais nem Nuno Silva, duas pedras influentes na equipa do ex-técnico José Mota estiveram do lado do onze titular. Admite-se portanto que possam ocorrer alterações no onze vermelho e branco. Quanto ao Porto duas certezas evidentes, Rubén Micael já ganhou o seu espaço e será certamente opção para o jogo de Sábado tal como Mariano que após a excelente exibição diante a briosa para a Taça da Liga ganhou nova bolha de oxigénio e deverá manter-se no onze ao lado de Falcão. Dúvidas por dissipar em relação ao capitão Bruno Alves já que saiu aleijado do último jogo. Prevê-se um Porto mais forte tacticamente, com rotinas de jogo já bem delineadas do meio para os extremos quando avança no terreno, tendo depois em Mariano González um avançado mais recuado capaz de abrir espaços a Falcão ou até mesmo para finalizar em zonas mais recuadas linha ofensiva azul e branca. Um jogo com sal e pimenta.
Uma nota para o Sporting: pelo futebol, pela verdade desportiva, pela honestidade e sinceridade do desporto, não irei tecer qualquer comentário à cerca do jogo dos leões isto porque considero uma falta de respeito para com os próprios adeptos leoninos, a direcção do clube insinuar que foi a equipa de arbitragem que não deixou o Sporting vencer, em vez de assumirem eles próprios as responsabilidades inerentes a eles mesmos e verem que realmente são os principais responsáveis pelo estado actual do clube. Pelo futebol honesto, e peço desculpa a todos os adeptos Sportinguistas, sinto-me no direito de lutar por um povo mais honesto, mais responsável e menos indolente. Está na hora dos adeptos do Sporting fazerem justiça pelas próprias mãos, enquanto forem barões a comandar os destinos do clube de Alvalade, quanto a mim, o Sporting nunca passará de um sonho dos associados.
A todos vocês, um bem-haja!

Simão Santana

5 comentários:

Anónimo disse...

quando um jogador está à experiência não pode ser inscrito...

murdok disse...

uma coisa é certa, e só não vê quem não quer ver! o sporting foi (mais uma vez) prejudicado pela equipa de arbitragem na taça da liga! não foi a expulsão do J.P., foi por exemplo naquele lance em que o pongolle fica isolado e é marcado fora de jogo! o jogo estava 2-1, e se essa jogada desse golo? com certeza que o jodo seria bem diferente... isto para não falar do critério que o arbito utilizou, e que muitas das vezes fez parar o jogo pautando o jogo à sua vontade...
depois do jogo, foram ditas algumas palavras um pouco exageradas, mas a verdade é uma, no ano passado a equipa de arbitragem não deixou mesmo o sporting ganhar a taça da liga! este ano a equipa de arbitragem também ajudou a que o sporting nem chegasse à final! se isto não é verdade, expliquem-me o que se passou!
o sporting está na merda, mas não tem que levar com estas merdas...

MarBurG disse...

OMG foi o que eu disse no fim de ler este comentário.

murdok disse...

mais um k só vê vermelho...

Simão Santana disse...

Mas como estava sem clube pode ser inscrito, segundo o que li nos desportivos.